sexta-feira, 24 de junho de 2016

Silvio Santos, Os cinco grandes passos para fundar o SBT

Fotos: Divulgação
http://natelinha.uol.com.br/imagem/noticia/silviosantos2014.jpg
Pra começar, você sabe quais foram os cinco passos cruciais para Silvio Santos fundar o SBT? 
 
Separamos cinco grandes passos que o Homem do Baú teve que dar para ter sua própria emissora. Confira:
 
5. Produzir conteúdo
 
 
Como todos devem saber, a Globo já em 1981 era líder de audiência há anos e teve em Boni um papel imprescindível nesse sucesso.
 
Na ocasião, o formato de sanduíche com um jornal no meio de duas novelas já era usado e Silvio Santos não teria tantos recursos para sua nova emissora produzir uma vasta programação.
 
Por isso, antes de sua inauguração o empresário comprou desenhos consagrados nos Estados Unidos, como “DuckTales” e “Popeye”, além de filmes americanos para exibir na TV, que fora lançada com o ato de assinatura da concessão. 
 
4. Provar capacidade
 
Para conseguir uma concessão pública, é necessário provar ser capaz de manter uma televisão e operá-la, certo? 
 
Silvio Santos já tinha provado isso com a TVS no Rio de Janeiro ao instalar em tempo recorde, 90 dias, sua emissora na cidade maravilhosa, que consolidou o segundo lugar no Ibope no final da década de 70, onde vencia a Globo aos domingos e em alguns horários pontuais durante a semana.
 
3. Espaço físico
 
 
Não basta ter um canal e ser mero transmissor, é preciso ter o que transmitir e onde produzir. 
 
O Grupo Silvio Santos naquela época dispunha do Teatro Silvio Santos em São Paulo com capacidade para 600 pessoas e no Rio de Janeiro um auditório com capacidade para 100 pessoas, o que seria suficiente para convencer o Governo de que Silvio era capaz de ter sua própria estação de televisão e tocar a produção de algum conteúdo.
 
2. Relação com o governo
 
Silvio Santos sempre foi muito próximo dos governantes e naquela época isso era mais acentuado. 
 
Reza a lenda que um dos motivos que levaram João Figueiredo a dar a concessão para Silvio é de que ele já não aguentava mais a família Marinho, dona da Globo.
 
1. Popularidade
 
 
Silvio sempre foi um homem extremamente popular. Numa pesquisa no começo da década de 80 feita pelo Ibope, a pergunta foi: “Qual novo grupo de comunicação mereceria ter um canal de TV?”.
 
Silvio venceu disparado por sua popularidade que já era grande naquela época, onde já tinha comandado seu dominical na Globo, TV Tupi e outras emissoras.
Fonte: na telinha uol, Por Thiago Forato

0 comentários:

Postar um comentário